Apresenta-se ao lado de Gilberto Gil e Dominguinhos, em uma série de espetáculos através do projeto Bast Chrome Music, dirigido por Milton Nascimento e por Gil. Por volta de 1990, Menezes assina um contrato com a gravadora estadunidense Mango/Island Records, com o objetivo de lançar um álbum nos Estados Unidos, Canadá e México.

Na mesma época, é convidada por David Byrne, líder do grupo Talking Heads, para fazer o espetáculo de abertura de sua turnê mundial Rei Momo, além de fazer participações especiais. A turnê passa pela América do Sul, América do Norte, Finlândia e Rússia (na época União Soviética), num total de 42 países.

No Brasil, a cantora lança o CD Um Canto Pra Subir, que contou com a produção e arranjos de Ramiro Musotto e Pedro Giorlandinni. A canção Ifá – Um Canto Pra Subir foi destaque do álbum.

A convite do diretor cinematográfico estadunidense Zalman King, a cantora faz parte da trilha sonora do filme Orquídea Selvagem, estrelada por Mickey Rourke e Jacqueline Bisset. Enquanto que, no Brasil, ela grava o videoclipe de Ifá – Um Canto Pra Subir, para o programa Fantástico, da Rede Globo.

Em 8 de setembro de 1990, Ellegibô, chega ao topo da Billboard World Albums, nos Estados Unidos, ficando por lá durante onze semanas e deixando para trás álbuns como Puzzle of Hearts, de Djavan, e o álbum de estreia do Barefoot, por exemplo. Além disso, a revista Rolling Stone, elegeu o álbum como um dos cinco melhores da “world music”, em todo o mundo.

Ele foi base para Margareth Menezes iniciar sua primeira turnê internacional apresentando-se, inicialmente, em Nova York, onde foi ovacionada pelo público e crítica, e também na França, Itália, Canadá e Bélgica. O álbum vendeu mais de 10 mil cópias, apenas nos Estados Unidos.