Em 29 de março de 2004, Margareth Menezes criou, ao lado da empresária baiana Jaqueline Azevedo, a Associação Fábrica Cultural – entidade privada sem fins lucrativos. A Fábrica Cultural tem a missão de contribuir para a construção coletiva do reconhecimento cultural local.

A Fábrica Cultura, na Ribeira, vem ganhando reconhecimento por desenvolver projetos e programas socioculturais que fortalecem e incentivam o empreendedorismo e o resgate da identidade cultural da Bahia. Atualmente são quatro as áreas de atuação:

O reconhecido Mercado Iaô, evento multicultural que promove a cultura da Bahia em diversas áreas, com música, gastronomia, artesanato e artes plásticas. O empreendedorismo é o principal foco deste projeto, que envolve a comunidade da Ribeira e da Cidade Baixa.

O fomento do Artesanato da Bahia, atuando junto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Este projeto envolve artesãs e artesãos indígenas, quilombolas de todo estado da Bahia, através da capacitação, profissionalização e fomento do trabalho artesanal.

Os programas Acelera Iaô, patrocinado pelo Grupo Carrefour, voltado para a capacitação de afro empreendedores nas áreas de moda, artesanato, música, produtos de alimentação e serviços criativos de gastronomia.

FICHA TÉCNICA
Presidência | Joel Miguez Sobrinho
Vice Presidente | Elisansângela Sobral
Direção Executiva | Jaqueline Azevedo
Coordenação Adminstrativa | Matheus Albergaria

Conheça mais sobre a Fabrica Cultural: https://fabricacultural.org.br/