Margareth
Menezes
Uma das principais artistas
da música contemporânea brasileira
34 anos de carreira consagrada
23 turnês internacionais
Uma das vozes mais potentes da música brasileira
Reconhecida nacional e internacionalmente 17 CDs/LPs e DVDs
Margareth Menezes levou a música afro-brasileira por todo o mundo
- Argentina
- Bélgica
- Canadá
- Cabo Verde
- Chile
- China
- Colômbia
- Costa Rica
- Cuba
- Timor Leste
- Inglaterra
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Irlanda
- São Bartolomeu
- San Marino
- Escócia
- Senegal
- Eslovênia
- África do Sul
- Suécia, Suíça
- Estados Unidos
- Venezuela
- Itália
- Japão
- México
- Portugal
- Rússia
Números de streaming e links para redes sociais:
Afropop
Fiel às raízes, ela mistura elementos africanos, brasileiros e pop na música, em um movimento chamado Afropop Brasileiro. Carregado com simbologias estéticas, o movimento AfroPop trabalha para resgatar a história, enquanto adiciona camadas de inovação. Formando algo completamente novo, inspirador e contemporâneo.
- Maior representante negra da música baiana, a cantora tem reconhecimento nacional e internacional.
- Condecorada com o Prêmio Proclamação, concedido pela Prefeitura de Newark, New Jersey, EUA. (2019).
- Nomeada Embaixadora do Folclore e Cultura Popular do Brasil, pelo IOV / UNESCO. (2020).
Prêmios
Festivais
Além de turnês internacionais, já se apresentou em Copas do Mundo e Festivais como o Montreux Jazz, na Suíça, o Rock in Rio, o Brazilian Day, em NY, e recebeu prêmios e homenagens do mundo todo.
Tour Autêntica
Margareth Menezes é uma artista em constante evolução e movimento. “Autêntica”, 2019, é o título mais recente de sua discografia, que foi nomeado para o Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. O álbum e o show afirmam sua personalidade como intérprete, ao mesmo tempo em que abordam questões sobre a negritude e a força da mulher, temas evidenciados em canções como “Minha Diva, Minha Mãe” (dela) e “Mãe Preta” (Luedji Luna / Ravi Landim). O álbum foi produzido por Tito Oliveira e gravado em quatro cidades do mundo: Salvador, São Paulo, Nova York e Paris.
Carnaval
São mais de 30 carnavais reverberando nas ruas a alegria, a força e a representatividade do AfroPop Brasileiro. Foram muitos momentos importantes à frente de dois movimentos criados por Margareth Menezes e que se tornaram muito tradicionais no carnaval de Salvador, na Bahia: Os Mascarados, criado em 1999, e o único bloco com fantasias carnavalescas, e o Movimento Afropop Brasileiro, lançado em 2005. Sem cordas e totalmente popular, o movimento celebra a cultura negra no Brasil.
O Afropop recebeu apoio de grandes blocos afro (Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e MalêdeBalê), além de reunir nomes como Gilberto Gil, Daniela Mercury, Lazzo, Roberto Mendes, Virgínia Rodrigues, Mariene de Castro, entre outras. Hoje, Margareth Menezes continua dando voz a esses movimentos, animando multidões de cima do trio elétrico durante a maior festa de rua do mundo, que é o Carnaval de Salvador – Bahia.
Faraó
- Mais de 15 milhões de streams no YouTube
- Mais de 2,8 milhões de streams no Spotify.
Projetos Sociais
A artista tem forte presença em projetos sociais, principalmente junto a crianças, jovens e pequenos empreendedores da economia criativa de Salvador, com ações nas áreas de Educação, Cultura e Sustentabilidade.
Desde 2004 é presidente da associação Fábrica Cultural, uma organização sem fins lucrativos fundada no bairro natal da artista.
Um de seus projetos mais representativos, o Mercado do Iaô, tornou-se uma grande referência cultural na capital baiana, reunindo diferentes modalidades artísticas como música, artesanato, poesia, dança, teatro, gastronomia, moda, com shows musicais e feiras.