Neste ano, começaram as atividades da Fábrica Cultural, projeto social da cantora. A ONG atua na Ribeira (bairro de Margareth, em Salvador), e oferece cursos profissionalizantes para jovens e oficinas de arte-educação para crianças.

Além da Fábrica Cultural, há o lançamento de seu 12º álbum, intitulado Naturalmente, que leva a assinatura de Marco Mazzola (MZA Music). O CD mostra um lado mais intimista da cantora, com canções de Nando Reis, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Chico César, Luís Represas e Roberto Mendes. Neste ano e no seguinte, divulga o trabalho por todo o país e viaja em turnês pela Alemanha, França, Espanha, Canadá e Venezuela.

Ainda em 2008, o bloco Os Mascarados sofreu sua primeira grande mudança. O bloco de uns, virou de todos. Foi a partir deste ano que o desfile deixou de ser comercializado. Para participar, bastava estar fantasiado. O resultado: quem estava no circuito da folia viu um sucesso. E contou até com aqueles que não saíram de casa fantasiados, trazendo para dentro das cordas os foliões da pipoca, que mantinham a tradição de usar alegorias.