Antes de despontar na música, Margareth Menezes descobriu os palcos através do teatro. Foi na escola, mais precisamente no grupo teatral do Centro Integrado de Educação Luiz Tarquínio, na Boa Viagem, em Salvador, que a artista começou a sondar a própria expressividade.

Dos 15 aos 18 anos, Margareth teve aulas com Reinaldo Nunes, ator e diretor teatral que fundou a Companhia Baiana de Comédias, pioneira no estado. Neste início, o grupo ganhou diversos festivais intercolegiais e teve contato com importantes expoentes da cena teatral baiana e nacional, como a atriz Jurema Penna. Destaca-se, nesta época, a participação de Margareth nas montagens Ser ou Não Ser Gente (1980), no Teatro Vila Velha, em Salvador, e Máscaras (1981), de Menotti Del Picchia, ambas sob a direção de Reinaldo Nunes.

Um projeto paralelo da artista, também deste primeiro momento, foi a elaboração e idealização da peça O Menino Maluquinho, de Ziraldo, da qual Margareth ficou responsável pela trilha sonora, operação de som e gerenciamento da técnica vocal.